A Diaço está no segmento de aços e metais há mais de 20 anos, se especializando há mais de 10 anos na comercialização de peças inteiras e customização de peças sob medida em aço Inox.
Os aços inoxidáveis são ligas de ferro e cromo, que também podem conter níquel, molibdênio e outros elementos. A principal caraterística desse tipo de aço é a alta resistência a substâncias que podem oferecer um ataque químico.
Além disso, para ser considerada aço inox, a liga precisa ter pelo menos 12% de cromo em sua composição. Assim, na superfície do aço se forma uma camada fina, aderente e impermeável.
Entre os aços inoxidáveis, existe a família dos aços austeníticos, que possuem alta resistência à corrosão. Os austeníticos oferecem maior resistência a trincas e rupturas, mesmo em tratamentos em baixa temperatura. O maciço de inox 304 pertence a esse grupo.
Carbono, 0.07%
Cromo, 17.50 a 19.50%
Manganês, 2.00%
Silício, 1.00%
Fósforo, 0.045%
Enxofre, 0.015%
Níquel, 8.00-10.50%
Nitrogênio, 0.10%
Força abrangente: 210 MPa;
Prova de estresse: 210 Min MPa;
Resistência à tração: 520-720 MPa;
Alongamento: 45 Min%
Densidade: 8.000 Kg/m³
Ponto de fusão: 1450º C
Módulo de elasticidade: 193 GPa
O maciço de inox 304 tem excelente resistência à corrosão quando entra em contato com diferentes meios corrosivos. Porém, pode ocorrer corrosão por fendas em ambiente que contenha cloretos. A corrosão sob tensão pode ocorrer acima de 60º C.
Esse aço possui boa resistência à oxidação em serviço intermitente até 870º C e em serviço contínuo a 925º C. No entanto, o uso contínuo entre 425 a 860º C não é recomendado.
A fabricação de todos os aços inoxidáveis deve ser feita apenas com ferramentas dedicadas a materiais de aço inoxidável. As ferramentas e as superfícies devem ser cuidadosamente limpas antes do uso.
Essas precauções são necessárias para evitar a contaminação cruzada do aço inoxidável por metais facilmente corroídos que podem descolorir a superfície do produto fabricado.
Trabalho a Frio
O trabalho em aço inoxidável 304 prontamente endurece. Os métodos de fabricação que envolvem trabalho a frio podem exigir um estágio intermediário de recozimento para aliviar o endurecimento do trabalho e evitar rasgos ou rachaduras.
Na conclusão da fabricação, uma operação de recozimento completo deve ser empregada para reduzir as tensões internas e otimizar a resistência à corrosão.
Trabalho a quente
Métodos de fabricação como forjamento, que envolvem trabalho a quente, devem ocorrer após aquecimento uniforme a 1149-1260º C. Os componentes fabricados devem ser rapidamente resfriados para garantir a máxima resistência à corrosão.
Usinabilidade
Esse material possui boa usinabilidade. A usinagem pode ser aprimorada usando as seguintes regras: as arestas de corte devem ser mantidas afiadas. Bordas opacas causam excesso de endurecimento do trabalho.
Os cortes devem ser leves, mas profundos o suficiente para impedir o endurecimento do trabalho, montando na superfície do material. Os quebra-cavacos devem ser empregados para ajudar a garantir que a limalha permaneça livre do trabalho.
A baixa condutividade térmica das ligas austeníticas resulta na concentração de calor nas arestas de corte. Isso significa que refrigerantes e lubrificantes são necessários e devem ser usados em grandes quantidades.
Tratamento Térmico
O maciço de inox 304 não pode ser endurecido por tratamento térmico. O tratamento ou recozimento da solução pode ser feito por resfriamento rápido após aquecimento a 1010-1120º C.
Soldabilidade
O desempenho da soldagem por fusão para o aço inoxidável do tipo 304 é excelente, com e sem cargas. Seções soldadas pesadas podem exigir recozimento pós-solda.
A Diaço é a empresa ideal para adquirir maciço de inox 304 de alta qualidade, pois todos os produtos da empresa passam por processos rigorosos de qualidade e por isso garantimos um excelente resultado.
Entre em contato, fale com nossos especialistas e solicite agora seu orçamento, você irá se surpreender com toda a qualidade e excelência que nossos produtos contêm!
Olá, precisa de ajuda?